segunda-feira, 29 de maio de 2017

SA4 – A SOCIALIZAÇÃO – quando, onde e como passamos a viver em sociedade? (o processo de crescimento, amadurecimento e relacionamento de grupos humanos)

ATIVIDADE

1 – O que denominamos (definição) socialização? (p. 46)
R: Socialização é o processo de aprendizado de tudo o que nos permite viver em sociedade, do aprendizado da linguagem, das formas de convivência e das regras.

2 – Explique: “do ponto de vista da Sociologia, a socialização constitui um processo” p. 46
R: A socialização é um desenvolvimento pelo qual todos nós passamos no decorrer da vida e que possui diversas fases.

3 – Explique: “nenhuma pessoa nasce membro de uma sociedade” (p. 46)
R: Toda pessoa precisa ser gradualmente introduzida na sociedade, por meio da interiorização de normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantos outros elementos que compõem a herança cultural (conhecimento de origem diversas) de um grupo social humano.

4 – Por que o processo de socialização é importante?
R: Porque faz parte do desenvolvimento social de todo o ser humano, sem o qual não pode ser integrado à sociedade.

5 – Explique:

a) socialização primária (p. 46) = primeira fase da vida, em que aprendemos a falar, a brincar e a conviver com as outras pessoas, muitas vezes imitando o que os pais e as outras crianças fazem; é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual se torna membro da sociedade.

b) socialização secundária (p. 49) = qualquer processo subseqüente que introduz um individuo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade.

6 – Qual o processo fundamental da socialização primária?
R: A incorporação do “saber básico” no aprendizado e que depende da linguagem (falar, ler e escrever) e das relações entre a criança, sua família e adultos encarregados de sua socialização (ex. ambiente escolar) 

7 – Cite exemplos de pessoas responsáveis pelo processo de socialização primária.
R: Na socialização primária, a criança tende a reproduzir hábitos e costumes dos locais em que nasceu ou foi criada; mais tarde, quando entra em contato com pessoas de origens diferentes, percebe as diferenças do seu modo de pensar e agir e das outras pessoas.

8 – Quando termina a socialização primária?
R: Não há uma idade precisa. Estima-se que seja entre os 5-7 anos de idade, quando a idéia de sociedade e da existência de um grupo mais amplo do que o grupo de pessoas que o socializaram, estiverem completamente estabelecidas na consciência do indivíduo. A socialização nunca se realiza de forma total e acabada.

9 – Explique: durante a vida, o ser humano passará por inúmeras outras “socializações secundárias”.
R: À medida que passa a freqüentar outros espaços sociais e a interagir com novos grupos, interiorizará novos conhecimentos e saberes específicos. Exemplo: incorporação de saberes profissionais que preparam o indivíduo para o mundo do trabalho.

10 – Explique: “o processo de socialização perdura por toda a vida”
R: O processo de socialização perdura por toda a vida e nunca se completa, uma vez que os indivíduos sempre estão entrando em contato com novas situações e aprendendo mais sobre a realidade que os cercam.

11 – Por que o processo de socialização secundária nem sempre é realizado de forma contínua e tranqüila em relação ao processo de socialização primária?
R: Porque o que aprendemos mais tarde, na convivência com diversos grupos sociais, nem sempre se encaixa com o que aprendemos no meio familiar de origem; esse processo comporta rupturas, mudanças na maneira de pensar e ver o mundo, que podem ser ou não dramáticas e dolorosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário