quarta-feira, 24 de maio de 2017

S.A.5 – Formas de participação popular na história do Brasil = as lutas empreendidas para ampliar os direitos civis, políticos, sociais e humanos, bem como, as formas de participação política da sociedade, podem contribuir para o modo como a sociedade é organizada ou governada.

1 - As revoltas populares dos séculos XIX e XX (1800-1900) são fruto de quais manifestações populares?
R: Em importantes momentos da história do Brasil, diferentes grupos se organizaram e mobilizaram em defesa de seus interesses, atuando para a transformação das condições sociais vigentes. As camadas da população que NÃO TINHAM ACESSO aos processos de decisão política se organizaram sob LIDERANÇAS em DEFESA de territórios, bens, membros dos grupos, ideias e objetivos. As relações entre Estado e sociedade NÃO se davam em um CONTEXTO DEMOCRÁTICO, não havia IGUALDADE na participação das decisões de poder e a EXPLORAÇÃO e a OPRESSÃO de determinados GRUPOS SOCIAIS geravam enormes TENSÕES SOCIAIS.

2 – Quais os FATORES que geravam TENSÕES SOCIAIS e seus ATORES?
R: Atores sociais: indígenas e negros africanos sofriam opressão do TRABALHO COMPULSÓRIO, maus tratos, castigos, e os homens livres pobres sofriam a opressão dos grandes senhores de escravos que detinham as maiores extensões de terra e também o poder político local; fatores: relações de poder desiguais, domínio político local, condições de vida precária, autoritarismo dos lideres políticos locais. Ausência de negociação das demandas sociais da população mais vulnerável, disputa pela terra/movimentos camponeses)
 
3 - Qual a importância dos movimentos populares na manifestação da insatisfação de seu grupo social?
R: Foram (e são) importantes para a defesa de interesses de grupos sociais particulares, da reivindicação de direitos e da integração de minorias no conjunto da sociedade em condições de igualdade.

4 – O que é preciso em uma sociedade verdadeiramente democrática? (p. 51)

5 – Explique: “a experiência da colonização gerou profundas tensões sociais” (p. 52)


6 – Qual o denominador comum das rebeliões após a Independência do Brasil? (p. 52) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário