SA4 – Direitos e Deveres do Cidadão - formalização
de direitos (legislação) para categorias sociais específicas
ATIVIDADE
1 - Se esses
direitos (crianças, adolescentes, idosos, consumidor, mulheres, LGBT, portadores
de necessidades especiais/deficientes, indígenas, etc) já estavam previstos na
Constituição (gozar de todos os
direitos humanos e liberdades fundamentais), porque promulgados em
legislações específicas?
R: Porque são considerados grupos sociais vulneráveis
(parte mais fraca de algumas relações, vivem processos de insegurança e exclusão).
No caso das crianças e adolescentes, por não serem considerados plenamente
sujeitos de seus direitos, dependem da família e da sociedade para ter acesso
às necessidades básicas de existência: saúde, alimentação, moradia, educação e
afeto; os demais grupos sociais buscam por igualdade de oportunidades, possuem
exigências específicas para
assegurar direitos, ter acesso às políticas públicas e proteção frente às
diversas formas de violência que experimentam e que são agravadas por suas
condições.
2 - O que significa ECA e quando
foi promulgado? É resultado de qual mobilização? (p.44)
3 – O art. 227 da C.F./88 prevê
prerrogativas às crianças e adolescentes. O que assegura esse artigo? (p.44)
4 – O que abrange o direito à
proteção especial? (ECA art, 227 parágrafo 3º) (p.44)
5 – Nos termos do caput art. 2º do ECA quem é considerado
criança (caput e parágrafo único)? (p. 45)
6 – O que diz o caput do art. 7º e seu parágrafo 1º
(ECA)? (p.45)
7 – O que contempla o art. 53 do
ECA? (p.46)
8 – Explique: “cidadania também é
dever” (texto p. 47).
9 – Quais os direitos
contemplados no art. 53 do Código de Defesa do Consumidor? (p.47)
10 – O que é assegurado
pelo Estatuto do Idoso em seus art. 6º parágrafo 3º? (p.48)
SA5 – Formas de participação popular na história do Brasil = as lutas empreendidas para ampliar os direitos civis, políticos,
sociais e humanos, bem como, as formas de participação política da
sociedade, podem contribuir para o modo como a sociedade é organizada ou
governada.
ATIVIDADE
1 - As revoltas populares dos séculos
XIX e XX (1800-1900) são fruto de quais manifestações populares?
R: Em importantes momentos da
história do Brasil, diferentes grupos se organizaram e mobilizaram em defesa de seus
interesses, atuando para a transformação das condições sociais vigentes.
As camadas da população que NÃO TINHAM ACESSO aos processos de decisão política
se organizaram sob LIDERANÇAS em DEFESA de territórios, bens, membros dos
grupos, ideias e objetivos. As relações entre Estado e sociedade
NÃO se davam em um CONTEXTO DEMOCRÁTICO, não havia IGUALDADE na participação
das decisões de poder e a EXPLORAÇÃO e a OPRESSÃO de determinados GRUPOS SOCIAIS
geravam enormes TENSÕES SOCIAIS.
2 – Quais os FATORES que geravam TENSÕES SOCIAIS e seus ATORES?
R: Atores sociais: indígenas
e negros africanos sofriam opressão do TRABALHO COMPULSÓRIO, maus tratos,
castigos, e os homens livres pobres sofriam a opressão dos grandes senhores de
escravos que detinham as maiores extensões de terra e também o poder político
local; fatores: relações de poder desiguais, domínio político local,
condições de vida precária, autoritarismo dos lideres políticos locais.
Ausência de negociação das demandas sociais da população mais vulnerável,
disputa pela terra/movimentos camponeses)
3 - Qual a importância dos
movimentos populares na manifestação da insatisfação de seu grupo social?
R: Foram (e são) importantes para
a defesa de interesses de grupos sociais particulares, da reivindicação de
direitos e da integração de minorias no conjunto da sociedade em condições de
igualdade.
4 – O que é preciso em uma
sociedade verdadeiramente democrática? (p. 51)
5 – Explique: “a experiência da
colonização gerou profundas tensões sociais” (p. 52)
6 – Qual o denominador comum das
rebeliões após a Independência do Brasil? (p. 52)
SA6 – Os movimentos operário, sindical e pela terra
1 – Para que serve um sindicato?
(p. 59)
2 – Por que a formação de uma
classe trabalhadora industrial urbana se deu mais tarde no Brasil do que nos
países europeus? (p. 59)
3 – Em qual momento ocorreu o
interesse no desenvolvimento industrial? (p. 59)
4 – Como era formada (presença)
da classe operária brasileira no Rio de Janeiro e São Paulo? (p. 59-60)
5 – Qual a importância do
movimento operário? LOUSA
R:
6 – O que é preciso para entender
as origens do movimento sindical no Brasil? (p. 64)
7 – Do ponto de vista da
Sociologia, quando nasce o movimento sindical no Brasil? (p. 64)
8 – O que permitiu o
reconhecimento dos sindicatos como representantes legítimos dos operários? (p.
65)
9 – Quando o Estado passou a
intervir como regulador das relações entre empregadores e empregados? (p. 65)
10 – Segundo o quadro da p. 68, o
que ocorreu nas datas abaixo:
a) 1964
|
e) 1969
|
h) 1980
|
b) 1965
|
f) 1970
|
i) 1983
|
c) 1968
|
g) 1978
|
j) 1984
|
11 – Contra o que lutava o
movimento dos trabalhadores rurais? (p. 70-71)
12 – Qual a proposta do MST?
LOUSA
R:
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